quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Casa da Criança de Mirandópolis




29/10/62 Casa da Criança - fundação



No Forum em solenidade Dr. Paulo Lucio Nogueira Juiz de direito elege para Diretoria provisória Dr. Antonio Duenhas Monreal como presidente e Dr. Neif Mustafa como secretário para organizar a 1ª eleição; Eram 35 sócios.
Eleição para posse da 1ª diretoria
Presentes 33 sócios
Mesa : Dr. Paulo Lucio Nogueira, Antonio Celso, Munno Correa, Antonio Duenhas Monreal e Neif Mustafa.
Diretoria Eleita : Presidente: Dr. Antonio Duenhas Monreal  1º vice : Geraldo da Silva Braga 2º vice Carlos Giometti, 1º secretário : Hiroshi Nakamura, 2º secretário  Leonel Mathias,1º tesoureiro Aparecido Fagnani, 2º tesoureiro Kazuo Wada; procurador Neif Mustafa; Conselho Fiscal: José Galvani, Manoel Franco, Rubens Jordani, Alcides Falleiros e Dra Julieta Antonieta Simione; suplentes : Alfredo Mota Franco, Oswaldo Sanches e Osvaldo Faria.


Mais ou menos esse foi o histórico inicial.

As diretorias foram passando : algumas audazes , dinâmica, outras apáticas e mornas.
Uma cumpriam todas as suas obrigações, outras nem obrigadas faziam o que deveria ser feito.

E a água foi correndo.

Como toda ONG no Brasil....os recursos foram ficando pequenos e as  obrigações maiores

E aí .....Bem ....aí...... as coisas foram deixando de ser feitas.... os benefícios foram sendo cortados e a atual diretoria se viu num caminho complicado.

Mas ela vai achar a saída ( já está trabalhando pra isso ) e com poucas pessoas batalhando pela manutenção da educação pra tantas crianças cujos pais precisam trabalhar tranquilos sabendo onde seus filhos estão, aqueles que gostam da cidade vão  conseguir mobilizar a ajuda de todos os cidadãos da Cidade Labor para que esse patrimônio não fique perdido.

Esperamos a colaboração de todos. Eu estou lá voluntariamente por acreditar que as coisas de nossa história não podem ficar assim perdidas, sem mais nem menos, sem luta, sem batalha.

Vamos almoçar lá dia 10 de março ????   R$ 15,00 por pessoa.
Dê uma mãozinha .
Ligue reservando seu ingresso. Estamos confiantes de vender todo o estoque até lá.


Você que está longe, pode fazer sua torcida pra que tudo dê certo.


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Dinho Resler







Palavras do Dinho :

1953 -  foi o ano que nasci, 25/fe/1953, na chacara Bela Vista, hoje é o lindo bairro Santa Rosa, que foi de propriedade de meu avô José Resler, onde venderam uma fazenda localizada no bairro Mont Serrat, final de 1945, e compraram a chacara na entrada da cidade de 27 alqueires e mais outras propriedades aos redores da cidade, onde o seu progresso era intenso, A chacara tinha criação de gado leiteiro e café, onde minha familia doavam muitas cabeças de gado e café para a construção da Igreja Nova, São João Batista. Meu pai Miguel Resler casou com Maria Bocutti em 1945, na Igrejinha de Tábua que existia no local da Igreja nova. Em 1953 meu avô faleceu e deixou os filhos herdeiros Armando, Miguel, Arlindo,Alcindo, Pina e Elisa Resler. Minha familia chegou no municipio nos meados de 1935. 

De Miguel e Maria vieram os filhos : Cleusa, José ( Biba), Osvaldo( Dinho), Aparecida.


Dinho

Esse resumo que voce fez mostra muito pouco do que significou a familia Resler para a cidade. De onde tenho conhecimento, seu avô foi realmente muito colaborador nas causas que envolvia o crescimento da cidade.

E você continuou a saga Resler. Ama a cidade e procura mostrá-la por todos os ângulos que uma foto pode mostrar. Interessante  teu foco pra quem passou seu tempo  trabalhando num ambiente fechado como o de uma delegacia pública e inclusive saindo daqui por diversas ocasiões.

Quero cumprimentá-lo através do blog esperando que você esteja no nosso próximo encontro.

PS : não tenho foto da familia para postar.Mas a história dela está no endereço www.fotoshistoricasmirandopolis.blogspot.com que é o blog do Dinho. Se voce ainda não visitou o blog dele, vale a pena ir até lá. Você pode estar lá em foto.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Casa de saúde e Maternidade são José



Você já deve ter visto no facebook essa noticia, mas assim mesmo quero comentar com você.

No mesmo momento em que eu postava  no blog da linha do tempo a colocação da pedra fundamental em 1953 e o inicio das atividades em 54 da Casa de Saúde, fiquei sabendo do encerramento  das suas atividades.

Realmente fiquei penalizada porque foi um Hospital muito bom onde muita gente foi atendida e bem atendida.

Mas tenho notado que o que  aguenta ainda hoje é o Serviço Público. Estou vendo as associações  filantrópivas todas passando por dificuldades : Casa da Criança, Apae, Associação São José.

O que acontece? Elas não seriam boas parceiras do município, do estado ou do núcleo federal ???

A Casa de Saúde era particular . Sim, de um grupo de médicos que ficou colocando dinheiro do bolso pra cumprir seus compromissos com a população.

É complicado querer entender e não serei eu a questionar. Só quero manifestar o meu pesar por um pedaço da história se ir, assim como uma alternativa de atendimento na área da saúde ser possível.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Vilma e Ezio Veroneze



Caminhando pelo face, achei a foto postada pela Tathiane , inclusive com um comentario sobre os  cinquenta e dois anos de amor.Será que foi aniversario de casamento dos dois ????

Mas o interessante são as coincidências.

Ao construir a linha do tempo de Mirandópolis e postando no blog achei lá em 48 o Sr. Luiz Veroneze aparecendo na história de Mirandópolis tentando o viés político.

Em 51 aparece já o posto do "Seu" Luiz  com todo seu crescimento e envolvimento com o progresso da cidade.

Em 53, falando sobre a formatura do Ginásio Estadual de Mirandópolis, lá está como orador da Turma, o Ezio Macedo Veroneze..

Caminhando por todo esse tempo em Mirandópolis, o Ezio ( ao lado da Vilma pois sem ela, ele não é nada) tem deixado a sua contribuição silenciosa como pessoa fraterna colaborando em todas as causas sociais e filantrópicas que merecem uma ajuda : são alguns sacos de cimento aqui, são cestas básicas ali, é uma contribuição  para os leilões de um lado, é o trabalho pessoal mesmo. Por outro lado, está o Ezio cidadão, cumprindo seu trabalho, pagando seus impostos, gerando empregos. Além disso os filhos todos seguem batalhando e cumprindo a risca a orientação do pai ( e ai deles se não seguir  rsrsrsr ).

Por tudo isso deixo meu abraço a voces dois pela labuta e espero que tenham saúde pra curtir por mais tempo os netos e já já bisnetos.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Carnaval





Carnaval.

O significado do evento foi mudando com o tempo.

Pra nós ele significa : muita risada, muita comida, não pensar em nada que não seja descansar, beber, jogar conversa fora, pescar, andar a cavalo, andar de quadriciclo, brincar de amigo da onça, orar, agradecer, jogar cartas, ouvir musica, pular com as marchinhas,  se deliciar e se reunir. Isso. Apenas se reunir, se encontrar, se abraçar, .

Na noite de carnaval a gente se transforma e o bom é ver :  olivia palito que de palito não tem nada,  popeye meio manco, Thor de oito meses apenas,  bailarina linda,  pirata  muito alegre, caveira abraçando anjo, monstro correndo atrás de crianças, melindrosas setentonas, um super-man com costelas trincada, Cleópatra, cigana,batman, chapeuzinho vermelho, roqueiro, mascarados e até gente que não quer fantasia.

As medalhas foram entregues.

O mural atesta os nossos encontros desde 1999.

Para nós foi bom.

Sentimos algumas faltas : Glauber e Naiara ficaram  impossibilitados de vir e por consequente a Josiele e o Alexandre ( irmão da Naiara/cunhado do Glauber) Também não vieram. Maitê e Ana Vitoria fizeram falta com as fantasias mirins.

                                       Miria e Artur também ficaram presos em Brasilia e a gente não contou com o charme da comadre e o sorriso do compadre.

                                       Yukio e Sueli , Neri e Renata, Mano e Eliana de Marilia.... agora só em 2014.


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Raphaela Ferratone Lacerda




Aniversario de 1 ano da Raphaela.

Eu estava lá. A festinha estava prá lá de ótima. A aniversariante estava feliz. A criançada se divertiu à beça.
Os adultos  também aproveitaram muito.

Papai José Guilherme ( pra nós Pereba ) e mamãe Mariane estavam orgulhosos  da prole. Aliás a Mariane está especialmente de parabéns porque a decoração que ela nos proporcionou aos olhos foi simplesmente fenomenal. Não escapou nenhum detalhe que não tivesse sido pensado por ela. Tudo de muito bom gosto, um tema inédito.

Agora os avós......bem a gente  curte mais uma festa de aniversario, afinal....não tem que ficar correndo atrás de filho  rsrsrsrsrsr

Teco Ferratone e Julia

Zapata e Vera Nilva

Esses são os avós.....

Parabéns à Raphaela.   Deus a abençoe com saúde e proteção !!!!!

Ah !  esqueci de falar das tias e tios .....madrinha e padrinho.... bisavós ( Dona Maria e Dona Jandira estavam lá firmes !!!!).

Eta menininha sortuda essa Raphaela. Tanta gente que a ama !!!!!!