terça-feira, 30 de julho de 2013

Catavento









CATAVENTO –Espaço Infantil comemora 8 anos de Paciência e Persistência, pois acredita na transformação do ser!

Aprender a viver e a ser é a grande questão humana, e o homem, com consciência e esforço, deve vencer os obstáculos que a vida lhe impõe.

Assim, cabe à escola e aos educadores se questionarem constantemente até que ponto estão educando para a vida; até que ponto estão ajudando as crianças a aprenderem não só a enfrentar a vida, mas a viver a vida de forma a se constituírem seres completos, críticos e conscientes do que são e de como concebem o mundo em que vivem.

A educação não é, pois, para sociedade, senão o meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência, permitindo que essas crianças adquiram o discernimento necessário para utilizarem-se do sentido da valoração em suas vidas.

A família é a parte principal da educação, pois, cada família carrega consigo uma bagagem cultural que inevitavelmente é adquirida pela criança. Mas, esta bagagem não é o suficiente para que a criança se desenvolva para o mundo. Este complemento fundamental passa pela escola, é responsabilidade da escola.

E aí que vem o questionamento maior. A quem, a que escola delegar tamanha responsabilidade, se hoje, desde muito cedo, a criança necessita ter o convívio escolar?

É o dilema de muitos pais. É decisão difícil a ser tomada, pois é o momento que a criança forma asas para seus futuros vôos, é o primeiro distanciamento da família. É o momento de formar a base de todo indivíduo.

Foram com questões como essas que no ano de 2005 a pedagoga Maria Beatriz Roveri resolveu criar uma escolinha infantil onde o centro de tudo fosse o pequeno ser humano ainda em estado latente. No estilo “mãezona”, onde sempre procurou atender as diversidades existentes em cada criança, sentiu que poderia dar conta do recado e assim surgiu o “CATAVENTO – Espaço Infantil”. De lá para cá, a passos pequenos e bem planejados, a escolinha se estruturou, ganhou a confiança e a credibilidade necessária para cada vez mais aprimorar-se e continuar crescendo.

Centenas de crianças já passaram por lá e a satisfação dos pais é evidente como relata uma das mães: ... “lá posso confiar, posso ir para o trabalho sabendo que meu filho está em boas mãos” .

“Percebo também um comportamento melhor do João dentro de casa, acabaram as brigas, ele se tornou um garoto muito curioso e adora falar umas palavrinhas em inglês, e olha que ele tem apenas dois anos”....

É incrível ver a Equipe CATAVENTO em ação. Elas entram com muita facilidade no universo infantil.  No ano de 2005, contava-se apenas com uma babá: Claudia. Hoje, em 2013 é uma equipe de educadoras atentas a tudo: Jacqueline C. Pechin - pedagoga, Roseli Messias Dantas - pedagoga, Angélica P. S. Nishimura - pedagoga, Sabrina Martins – em formação pedagógica e Gabriela Martins – estudante do ensino médio. A direção/administração é de Maria Beatriz Roveri – formação em Magistério, Artes/Música e Pedagogia, são 25 anos investindo em Educação.


Sendo o homem um ser passível de dúvidas e angústias, necessita sempre superar a dor, superar as dificuldades que o impedem de realizar as suas metas. Este ser humano, então, busca por meio das ciências respostas para os problemas existenciais, procurando, assim, superar e superar-se, inventar, criar, descobrir, fazer, indo sempre ao encontro de um ideal: A VIDA!



PARABÉNS CATAVENTO!

OITO ANOS DE APRENDIZADO, SUCESSO, SUPERAÇÕES,

TALENTOS, DESCOBERTAS, RENOVAÇÕES, ALEGRIAS, E VIDA!





   





sexta-feira, 26 de julho de 2013

Leilão pró igreja


Padre Alexandre rodeado por  : Tereza e Guilherme Magro e à direita Marcelo e Nivaldo Mustafa Araujo, minha neta Maria Fernanda e minha nora Suellen Magro Mustafa





O momento da abertura do evento com Padre Alexandre  e sua benção





Domingo passado estávamos ocupados trabalhando e curtindo o domingo no Leilão da igreja.

Foram 82 cabeças de gado, mais éguas, poneis, leitoas,vasos de orquidea, sacos de sal, lascas de madeira, bancos de ferro......

Só o leilão chegou a mais de  noventa mil reais.

Pra que ?

Bem voce deve ter visto as fotos da derrubada do barracão da igreja. Se voce mora aqui já viu o levantamento da construção que está sendo feita ao lado da igreja e que, futuramente, será um salão de eventos bem grande. ( ai meu Deus....preocupação minha com o som ....)

Como tudo que acontece na comunidade e que não pertence ao poder público, aquilo está feito feito com a colaboração da comunidade.

Padre Alexandre e Padre Edson estão se "esfolando" em promoções. É bingo, é baile, é almoço...não pode falar em evento...é da igreja e para a igreja.

Essa festa no domingo estava ótima.

Quem sabe na próxima você colabora e vai lá.

Ham???  Ah, tá bom....vou colocar a foto da construção pra voce que é de fora acompanhar.


Aqui meus netos Maria Fernanda e felipe numa charrete puxada a bode. Legal, não é ???


terça-feira, 23 de julho de 2013

Encontro Volei Melhor idade
















Sempre é tempo de fazer novas amizades.

Assim é comigo. Comecei a participar dos  jogos de volei do grupo e arrumei amigos maravilhosos.

Uma turma muita animada, faladeira pra caramba, com uma disposição incrível ( a turma de 60 tem trabalho pra ganhar da turma de 70), algumas fofoqueiras, algumas animadas, algumas dispostas, outras doloridas mas todas, sem exceção, com uma vontade incrível de saborear a vida.

Após os jogos regionais de Penápolis em que nós, do volei feminino pegamos  o 3º lugar e os meninos foram campeões, fizemos uma confraternização com o grupo de volei e nos divertimos muito. Tivemos a presença de nosso técnico Luizinho, da vice prefeita  e de amigos do departamento de esportes que estão sempre acompanhando nossos treinos.

Demos boas risadas e passamos uma noite muito agradável.

Você...mais de 60....vem conosco.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Ainda festando os 79 anos de mirandópolis









Pra quem gosta.... a festa da queima do alho e a passeata estavam ótimas.

Muito falatório sobre a sujeira dos animais na rua, mas eu acho que isso é contornável pela prefeitura para que a tradição seja mantida.

Muito bonito ver as comitivas de várias cidades circulando com suas mulas, suas traias e pensar que os pioneiros assim o fizeram por muitos anos para o transporte da tropa.

Eu não estava a cavalo não, mas sabe como é avó.... o que não faz pelos netos, não é ???? então...assim....lá estava eu no trio elétrico do Gil Japa acompanhando a cavalgada ao lado do Chicão Momesso, Alessandra,  Edilene e outras pessoas.

Foi muito gostoso estar lá em cima, se abaixando nos fios, nos galhos de árvores e  abanando a mão pro amigos que davam boas risadas ao me ver ao lado do José Inácio lá em cima.





Depois chegando lá no recinto verificar a montagem das cozinhas das comitivas para que o rango fosse  servido. Amigos como Waldir Frigeri, Mano Franco, Carlinhos da cachoeira( o organizador do evento), Ueliton da Cesp...nem vou falar mais nomes pra não deixar alguém pra trás, todo mundo lá.
Os animais não puderam adentrar no recinto por uma circunstância especial de exigencia da vigilancia agropecuaria  e isso prejudicou um pouco a formação do "clima tropeiro"mas o bom astral do verdadeiro sertanejo não se abateu e todos curtimos muito.





Parabéns Carlinho e amigos pela organização ( ninguém faz nada sozinho), parabéns comitivas Primavera, São sebastião e todas as outras que estavam presentes......

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Agenor Fagnani











Quando a gente fala do seu Agenor lembra logo " Selaria São Jorge".

Ele foi sinônimo de trabalho, bom atendimento, educação e atenção.

Pessoa muito idônea, esteve sempre envolvido em atividades em que o comércio era requerido. Participou da Associação Comercial e até o fechar das portas de sua loja, estava ele lá na porta com seu sorriso de bom dia.

Infelizmente foi uma luta desigual em que o oponente estava no campo de batalha anonimamente e quando se mostrou já estava fortemente armado.

Seu Agenor deixa Dona Rita e os meninos ( Carlos, César, Christian e  Alcyr) além de noras chorosas e amorosas. Os netos vão lembrar dele de outro modo e tenho certeza que com carinho.

Familia.....nosso pesar.


terça-feira, 16 de julho de 2013

Ana Cristina Caldato







Não sei se você leu na Folha de São Paulo nas manchetes da primeira página a chamada para a a leitura do artigo interno sobre  a Exposição no SESC Pompéia em São Paulo que reúne 6.000 brinquedos para montar e desmontar.

Você sabia que há uma mirandopolense expondo lá também????

Pois é a Ana está lá ( leia a matéria que anexei) e nos deixou muito felizes por ela.

A exposição não é só dela mas a nossa  colecionadora de emoções está lá, numa mostra que reúne mais de 6.000 peças entre bonecas, carrinhos,  barcos, bilboquês......

A Ana é  filha do Mingo ( Domingos) Caldato e da Dona Zica ( Iraci).
É irmã do Antonio Carlos e da Dolores.
Tem raízes mirandopolenses e vira e mexe está aqui na terrinha matando saudades do seu tempo aqui.




Dê uma circulada pelo blog dela  . O endereço está aí junto a foto dela www.anacaldatto.blogspot.com

É uma delicia reviver tudo aquilo que passou pela nossa infância.

Quem sabe você vai achar até um destino prás peças que você tem e não consegue se desfazer porque são um pedaço de seu passado.

Você que mora em SP poderia prestigiar a mostra que vai até outubro se não me engano.

Eu amei conhecer o espaço da Ana.

Já a cumprimentei pelo sucesso mas volto novamente a confessar minha admiração pelo seu trabalho de resgate de emoções.





sábado, 13 de julho de 2013

Salão de Artes Plásticas Prof Walter Victor Sperandio





Féria..... festas.....netos em férias....

Mês de muita agitação numa cidade pequena como a nossa.

Tá certo que eu não fui a muitos eventos, não.... meu marido anda meio preguiçoso pra sair de casa.

Mas posso garantir que estava lindo o salão de artes plásticas "Prof. Walter Sperandio". O visual estava bonito, as apresentações belíssimas, a  exposição de telas, orquideas...o rapaz  que se apresentou ao violino era demais...as meninas que dançaram ...não fiquei até o fim mas o pouco que vi foi espetacular.
A foto abaixo é da minha neta sentada numa cadeira que estava em exposição junto a outros objetos interessantes no pátio externo do CAM. Coisas lindas de projetos variados  da cidade estavam sendo apresentados nesta pequena mostra.

E o nome do nosso amigo...nosso professor....estava lá  : Salão de Artes Plásticas Prof. Walter Victor Sperandio".

Beijos,  Dona Raquel.....







terça-feira, 2 de julho de 2013

JORI



JORI - Jogos Regionais do Idoso

Junho de 2013

Minha primeira participação em jogos da Melhor Idade.

Achei tudo muito gostoso.

Ficamos em alojamento, dormindo em colchões ( como se fôssemos jovenzinhos...), reunidos em bate papos, joguinhos de cartas, dominós, bingos e outras coisas...

Alguns antenados com seus laptops, notebooks, celulares  na mão....

Mirandópolis estava lá entre 34 cidades da região participantes.

São 14 modalidades : atletismo, bocha,buraco, coreografia, dama, dança de salão,dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco,voleibol e xadrez.

Mirandópolis conseguiu algumas vitória :

Somos medalhas de
ouro   no voleibol adaptado masculino, no dominó( Augusto Pina Pereira e  José Carrilho Viudes)  e na maratona ( Elias Vieira )
bronze : voleibol feminino  ( olha eu aqui).

Na classificação Geral ficamos em 6º depois de Araçatuba (1ª), Ilha Solteira (2ª) Birigui ( 3ª) , Guararapes ( 4ª) e Penápolis ( 5ª).

Os primeiros lugares vão disputar o estadual em Santos.

Você não acha legal???? Eu acho muito bom....

Agradecimentos especiais ao nosso técnico Luizinho Pedroso . Competência chegou ali e parou. Nós adoramos você e vamos caprichar mais para o próximo ano.

Abertura. Carregando nossa bandeira : Bersane, Idalina e Joaquim





                                     Tocha Olímpica acessa para marcar o inicio dos jogos









                                            Coreografia Apresentada : Gentileza gera Gentileza

Lindissima coreografia, ensaiada pela professora Claudia Negrini Gonfiantini.
Foi uma uma apresentação perfeita. Fiquei encantada. Pena que os jurados pensem por outro enfoque.







Após a apresentação, a Wandelci passou distribuindo para a platéia pirulitos persoalizados com a logo Gentileza Gera Gentileza.


Alessandra Momesso (1ª Dama ) e Zezé Zanon ( Vice prefeita) estavam lá na abertura para prestigiar o evento e entregar à Primeira dama do estado Lu Alckmin uma lembrança sobre o tema da coreografia. 


E a torcida ???
Você precisava de ver o empenho dela....lindos...


Volei feminino recebendo medalha