CATAVENTO –Espaço Infantil comemora 8 anos de Paciência e Persistência, pois acredita na transformação do ser!
Aprender a viver e a ser é a grande questão humana, e o homem, com consciência e esforço, deve vencer os obstáculos que a vida lhe impõe.
Assim, cabe à escola e aos educadores se questionarem constantemente até que ponto estão educando para a vida; até que ponto estão ajudando as crianças a aprenderem não só a enfrentar a vida, mas a viver a vida de forma a se constituírem seres completos, críticos e conscientes do que são e de como concebem o mundo em que vivem.
A educação não é, pois, para sociedade, senão o meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência, permitindo que essas crianças adquiram o discernimento necessário para utilizarem-se do sentido da valoração em suas vidas.
A família é a parte principal da educação, pois, cada família carrega consigo uma bagagem cultural que inevitavelmente é adquirida pela criança. Mas, esta bagagem não é o suficiente para que a criança se desenvolva para o mundo. Este complemento fundamental passa pela escola, é responsabilidade da escola.
E aí que vem o questionamento maior. A quem, a que escola delegar tamanha responsabilidade, se hoje, desde muito cedo, a criança necessita ter o convívio escolar?
É o dilema de muitos pais. É decisão difícil a ser tomada, pois é o momento que a criança forma asas para seus futuros vôos, é o primeiro distanciamento da família. É o momento de formar a base de todo indivíduo.
Foram com questões como essas que no ano de 2005 a pedagoga Maria Beatriz Roveri resolveu criar uma escolinha infantil onde o centro de tudo fosse o pequeno ser humano ainda em estado latente. No estilo “mãezona”, onde sempre procurou atender as diversidades existentes em cada criança, sentiu que poderia dar conta do recado e assim surgiu o “CATAVENTO – Espaço Infantil”. De lá para cá, a passos pequenos e bem planejados, a escolinha se estruturou, ganhou a confiança e a credibilidade necessária para cada vez mais aprimorar-se e continuar crescendo.
Centenas de crianças já passaram por lá e a satisfação dos pais é evidente como relata uma das mães: ... “lá posso confiar, posso ir para o trabalho sabendo que meu filho está em boas mãos” .
“Percebo também um comportamento melhor do João dentro de casa, acabaram as brigas, ele se tornou um garoto muito curioso e adora falar umas palavrinhas em inglês, e olha que ele tem apenas dois anos”....
É incrível ver a Equipe CATAVENTO em ação. Elas entram com muita facilidade no universo infantil. No ano de 2005, contava-se apenas com uma babá: Claudia. Hoje, em 2013 é uma equipe de educadoras atentas a tudo: Jacqueline C. Pechin - pedagoga, Roseli Messias Dantas - pedagoga, Angélica P. S. Nishimura - pedagoga, Sabrina Martins – em formação pedagógica e Gabriela Martins – estudante do ensino médio. A direção/administração é de Maria Beatriz Roveri – formação em Magistério, Artes/Música e Pedagogia, são 25 anos investindo em Educação.
Sendo o homem um ser passível de dúvidas e angústias, necessita sempre superar a dor, superar as dificuldades que o impedem de realizar as suas metas. Este ser humano, então, busca por meio das ciências respostas para os problemas existenciais, procurando, assim, superar e superar-se, inventar, criar, descobrir, fazer, indo sempre ao encontro de um ideal: A VIDA!
PARABÉNS CATAVENTO!
OITO ANOS DE APRENDIZADO, SUCESSO, SUPERAÇÕES,
TALENTOS, DESCOBERTAS, RENOVAÇÕES, ALEGRIAS, E VIDA!
Um comentário:
Regina! A Equipe CATAVENTO agradece á você o carinho, a atenção, o bom gosto com que nos tratou aqui no seu Blog!
Deus a Abençôe!
Ah! E assim que você puder, venha conhecer de perto o CATAVENTO Espaço Infantil!
Abraços!
Postar um comentário