sábado, 6 de dezembro de 2014

Boteco da APAE



A Associação de pais e amigos dos excepcionais de Mirandópolis é uma entidade que há 39 anos marca presença nesta cidade .

Teve  vários  presidentes e agora estou eu encabeçando uma equipe que administra a  instituição.

Já trabalhei por muitos anos como diretora dessa mesma instituição e saí de lá porque a diretoria da época decidiu pela minha substituição. Me afastei, portanto , por alguns anos.....e agora resolvi voltar, não na direção, mas na presidência assumindo portanto a gestão desse tríplice arco : educação, assistência social e saúde especial.

Anteriormente quando assumi a direção,  a APAE estava se tornando uma Escola de Educação especial. Agora, no meu retorno, ela está deixando de ser apenas escola para assumir seu caráter social e ligado à saúde.

O tríplice empenho, porém, não resultou em mais recursos. Ao contrario, eles estão minguando.... a educação ( secretaria do estado) já não aceita os de mais de 30 anos,,,,, vai  chegar em 2016 ao atendimento aos usuário de até 14 anos apenas .....

A saúde, está meio perdida...... a Assistência social não paga anualmente o gasto de um mês por aluno ( se pagassem 1/3 do valor de um presidiário já estaria bom)....Soma tudo, noves fora...... não paga a despesa.

 O recurso municipal está dependendo da arrecadação e todo mundo sabe que tá difícil....então mesmo empenhado...não está chegando. Mas vai chegar....se Deus quiser..... ele paga a equoterapia que é o nosso orgulho . Nem todas as APAEs tem  a oferta desse serviço.

A´vem o leilão...... ele paga o restante ....só que não pode acontecer nadinha de extraordinário....não se pode exigir investimento....não se pode fazer nada diferente, senão não dá.

Então decidimos por promoções que nos acudam..... Assim foi que pensamos no BOTECO DA APAE..... Afinal temos que pagar janeiro...fevereiro.....os recursos só chegam em março.

E foi um sucesso !!!!!! Todo mundo gostou !!!!!

O grupo Raízes do Samba fez o maior sucesso .  O Pi ( Osmar ) , que é membro do grupo, intermediou a vinda deles gratuitamente , apenas a custo do combustível e pedágio e o Fábio sobrinho do Pi foi o promoter da noite.
O cardápio  foi de boteco..... preparado com o amor especial de nossos funcionários .

Houve colaboração de todos os lados ( não vou publicar nomes porque caridade não se põe na mesa, mas pra eles vou agradecer depois pessoalmente)

E nós nos divertimos..... Muita gente conheceu o espaço APAE........ e as falhas serão devagarzinho corrigidas para que outros sucessos venham.

Obrigada a todos que colaboraram de uma forma ou outra.




















quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Prefeitáveis









Passado o momento Dilma- Aécio, vamos voltar nossos olhos para o próximo momento político : a eleição municipal.
Pensei....circulei...... perguntei....."assuntei"......e você acredita que não cheguei a lugar nenhum ????!

Bem, vamos ver: Em Mirandópolis temos também uma infinidade de partidos políticos : PMDB...PT...PP...PSDB...DEM...PSB...PV...Solidariedade....PDT.....

Alguns tem representatividade, outros são pequenos, alguns tem nomes para lançar, outros apenas oferecem seu apoio ( a troco de algo, é lógico), alguns seguem seus princípios formadores, outros já até esqueceram quais são os fundamentos de suas raízes partidárias. Há partidos que tem idealismo, outros , por sua vez tem apenas o gosto pelo poder para dele tirar alguma vantagem.

Estou fofocando ?????? Não...estou apenas especulando....quem sabe de uma conversa nossa não sai algum possível nome  ainda não pensado e que possa ser útil no sentido da busca de um gestor municipal.

Jairo? Manzoti?
Chicão?
Taba? Gil da Adega?
Nivaldo?
Zezé Zanon?
Capitã Ilmara?
Zé Antonio? Marcão Iarossi ? Grampola? Gilberto PV ? Carlos José ? Dr. Celso dos Santos? Reinaldo Aliança das Tintas ?Ricardo Marconato?   Afonsinho dentista??


Alguns estão doidos para serem lembrados. Outros querem mas não tem carisma. Há pessoas do bem que até topariam, mas não tem o senso administrador. Outros são excelentes gestores porém não tem o mínimo tato pra lidar com pessoas.

O que eu abomino são as alianças que se fazem nesse momento: eu te apoio a troco disso.....  eu estou do teu lado se voce me apoia..... será que eu não encontro ninguém que bata no peito e diga : administraremos Mirandópolis com uma equipe forte e coesa que fará aquilo que tem que ser feito, doa a quem doer.

O que é melhor pra cidade???/ tenho certeza que é alguém que não tenha rabo preso, alguém que não deva nada a ninguém e alguém que seja capaz de participar com isenção de partidarismo.

Só precisa ter certeza de uma coisa..... Chicão está com dificuldades financeiras na cidade ( queda na arrecadação e outros senões....) portanto não deixará a prefeitura numa situação tão confortável....embora muita coisa possa acontecer ainda nos próximos dois anos.

Ajuda a pensar aí........ será que estará difícil de votar na próxima eleição ??????

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Ação pró Hospital do Câncer de Barretos







Antecedendo o Festival de prêmios  principal  houve uma série de pequenos prêmios que animaram o momento de expectativa e espera....

Comissão de frente : Rose Montanheira ( organizadora do evento) , Roberto Gonçalves ( coordenador do Hospital do Câncer aqui em Mirandópolis ) , Alice Baraviera do jornal Diário ( grande divulgadora do evento) e José Antonio ( presidente do Leilão pró hospital desse ano).



Sucesso.....
Ainda não tenho o número exato da renda total já que só amanhã abriremos as urnas e faremos a contagem das fichas.

Posso passar a voce o resultado do Momento  principal . Eram cinco rodadas.

1ª   Uma TV de 32 polegadas
       Evanir Clemente Costa   ( também ganhou os mil reais )....garota de sorte.....


2ª  Um microondas e uma lavadora de alta pressão
     Marli Fantini Bispo  ( de Valparaiso)




3ª   Uma TV de 40 polegadas
      Lucimara Pereira Azevedo/ Emerson Luis Correa Antunes / Alzira Simonette ( de Valparaiso)
      Os três decidiram pela opção de venda da TV para dividir o dinheiro.




4ª    R$ 2.000,00 ( dois mil reais)
        Vera Lucia Souza Alves e Evanir Clemente Costa
         Ratearam o prêmio levando cada uma mil reais.



5ª Um fusca cheio de cerveja
       José Getulio Sanches da Cunha  ( de Birigui )- de camiseta azul ao lado do Paulo e do Rodolfo ( cantadores dos números )
       



Obrigada a todos os patrocinadores..... (Constam os nomes nos cartazes). Além deles foram também oferecidas uma infinidade de brindes que foram distribuidos entre as pequenas cartelas antes da principal. Além disso...voluntários fazendo pastel, kafta, espetinhos, comida japonesa....além do pessoal do bar servindo bebida, aqueles que serviram as mesas....os que corriam vendendo cartelas....aqueles que estavam no apoio de divulgação....nossa...nem dá prá falar....muita gente pra ajudar os muitos que precisam de nossa ajuda em Barreto.

Eu, membro participante e colaborador, agradeço a todos de coração.

Ação Solidária mais linda.......................

sábado, 15 de novembro de 2014

Sessão da Câmara Municipal de 17 de novembro de 2014




Vamos lá....dessa vez os vereadores estão com pauta reduzidíssima


Indicação 090/2014  do  vereador José Carlos Manzotti
Indica  que seja oficiado ao prefeito a viabilização da implantação do "Programa Acessa São Paulo" do governo do estado de São Paulo , no nosso município.

Moção de pesar 086/2014 do vereador José Jairo Amorim
à família da senhorita Cristina Pereira de Souza ocorrido no dia 09 de novembro de 2014.


Ordem do Dia :

Projeto de Lei 062/2014  - vereadores Roberto Kazushi Sekiya e Ederson Pantaleão de Souza
Declara de utilidade pública municipal a Associação de Produtores Rurais do Assentamento São Lucas - APRASAL



Nosso comentário :

1- Manzotti....será que já não está implantado, não ???? Parece que há alguns atras eu fui na inauguração do Programa lá na Biblioteca Municipal com autoridades e tudo......
Vamos confirmar ???????

2-  Também fiquei muito triste com o acidente envolvendo a "menina" da Pierina...... Que tristeza. Todos nós ficamos chateados e estamos em oração por ela e para a familia que fica. Junto à moção de pesar indicada,  o meu abraço fraterno a todos os familiares.

3- O assentamento São Lucas, se não me engano, às margens da represa de 3 irmãos e  banhado pelos Rios Tietê e Água Fria é um empreendimento que tem dado certo mostrando que a reforma agrária tem, muitas vezes um efeito muito positivo às pessoas e à comunidade em geral. A declaração de utilidade vai ajudar a associação a cumprir as formalidades comerciais. Torcendo por eles.


E por hoje é só.



quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Cuidado com as palavras !!!!!!




Parece que uma onda de xerifes da corrupção anda por aí procurando o que falar.

E nessa busca insana estão metendo os pés pelas mãos.

Não acredito naquele que, em nome do que ele considera o bem e a verdade, fala o que quer sem buscar a verdade verdadeira.

E mesmo descobrindo a verdade, há um modo muito ético, muito limpo e muito politico  de se fazer as coisas.

Está na hora dos professores e dos pais  começarem a bater na tecla que devemos ensinar nossos alunos e filhos a  reivindicar sim, cobrar sim, acompanhar o trabalho público sim, mas perder o respeito nunca.

Mirandópolis está caminhando para uma lado deprimente do ser humano. O lado da covardia. O lado daquele que esconde o rosto pra falar" abobrinhas" . O lado desumano de quem usa as palavras para ferir o outro, esquecendo-se que há filhos, há uma família inteira atrás de cada ser humano.

Não está satisfeito ???? Tudo bem...... Vamos achar um jeito melhor de " enxergar" as coisas realmente.Vamos nos alimentar da "consciência ideológica da politica como ciência moral normativa do governo da sociedade civil".

Mirandópolis é uma cidade muito pequena para se apoderar das grandes vontades de poder que estão sendo internalizadas por algumas pessoas famintas pelo status de Prefeito, vereador....já pensando no que vão lucrar lá pra frente.

Que tal a gente começar a procurar alguém  de idéias boas, com respaldo na arte de administrar. Não precisamos de prefeitos e vereadores apenas , precisamos de gestores e legisladores que entendam dessa arte e que ocupem esses postos.

Vai aparecer alguém. Eu creio. pelo bem da minha cidade natal.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Câmara Municipal 10 de novembro de 2014



Sessão da Câmara Municipal   -  10 de novembro de 2014

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR 10/2014
Altera dispositivo da LC 73 de 08/05/13. Autor Prefeito Municipal   - leitura

PROJETO DE LEI 63/2014
Autorização para que o município de Mirandópolis receba em cessão de uso o imóvel pertencente a Associação Cultural Esportiva Nikkei da 2ª Aliança. Autor Prefeito Municipal – leitura , discussão e votação.

Objetivo : Criação de um museu e entreposto de frutas.

PROJETO DE LEI 64/2014
Autorização para a abertura de crédito adicional especial no valor de R$18.900,00 de acordo com o art 40 a 46 da lei federal 4320/64. Autor : Prefeito Municipal – leitura – discussão e votação
Objetivo: Complementar verba dotada para educação, ensino fundamental, aquisição de micro ônibus para transporte escolar

PROJETO DE LEI 65/2014
Institui o Programa de Recuperação Fiscal Municipal – REFIS. Autor Prefeito Municipal – leitura – discussão e votação.

Objetivo: Oportunidade para contribuinte quitar débitos com Fazenda Municipal.




INDICAÇÃO 89/2014 -  CARLOS SANCHES
Oficiar ao Prefeito Municipal para estudar a possibilidade de providenciar a sinalização com semáforo no cruzamento entre as vias de transito localizada na avenida Dr. Raul da Cunha Bueno e Avenida São Paulo.

MOÇÃO DE PESAR 85/2014  – JOSÉ WILSON RODRIGUES COURA
À família do Sr. Wilson Antonio da Silva ocorrido no dia 03/11/2014.

BALANCETE ANALITICO DE RECEITA, DESPESA E FINANCEIRO RELATIVO A SETEMBRO DE 2014

ORDEM DO DIA

PROJETO DE LEI 49/2014
Diretrizes orçamentárias para elaboração e execução a lei orçamentária para 2015.
Autor: Prefeito municipal  - leitura e 1ª votação

PROJETO DE LEI 50/2014
Estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro d 2015.
Autor: Prefeito Municipal – leitura- 1ª discussão – 1ª votação







segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Câmara Municipal de Vereadores 03/11/2014









PROJETO DE LEI     061/2014                     -  leitura
Autoriza o município a firmar Contrato de Rateio com o CIENSP ( Consorcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo do qual é consorciado ativo, para a finalidade especifica de execução de serviço de iluminação pública) - Autoria do Prefeito Municipal .

PROJETO DE LEI 62/2014                         - Leitura
Declara de utilidade Pública Municipal a Associação de Produtores Rurais do Assentamento São Lucas - APRASAL. - autoria dos vereadores Roberto Kazushi Sekiya e Ederson Pantaleão de Souza;

INDICAÇÃO   88/2014             - Vereador Ederson Pantaleão de Souza
Que seja oficiado ao Sr. Prefeito Municipal para que providencie iluminação na Pista de Skate que fica localizada ao fundo do estádio Municipal Alcino Nogueira de Sylos

MOÇÃO DE APLAUSO  81/2014 - Vereadores Nivaldo Ap. Ribeiro e Ederson P. de Souza
Ao Sr. Sebastião Vieira de Faria

MOÇÃO DE PESAR   82/2014 - vereador José Wilson Rodrigues Coura
à família da Sra. Maria Célia de Souza  pelo seu falecimento ocorrido em 20/10/2014

MOÇÃO DE PESAR   83/2014 -  vereador Jose Wilson Rodrigues Coura
à família da Sra. Ana Maria do Nascimento pelo seu falecimento ocorrido em 20/10/2014

MOÇÃO DE PESAR   84/2014 - Roberto K. Sekiya e Nivaldo Ap. Ribeiro
à família do Sr. Almir Teixeira de Souza pelo seu falecimento ocorrido em 18/10/2014

Balancete analítico das receitas e despesas relativo ao mês de setembro de 2014- IPEM ( Instituto de Previdência Municipal de Mirandópolis)

Balancete Analitico das receitas e despesas relativo ao mês de setembro de 2014- SAAEM ( Serviço Autonomo de Água e Esgoto de Mirandópolis )


Ordem do dia

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR   008   - Dispõem sobre a regulamentação das atribuições das classes funcionais instituídas pela LC 73/2013   - autoria do Prefeito Municipal
Leitura   - 1ª Discussão  - 1ª Votação

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR 009 -  Dispõem sobre alteração de dispositivo da LC 54 de 26/06/2008 e dá outras providências - autoria do Prefeito Municipal
Leitura - 1ª discussão  - 1ª Votação

PROJETO DE LEI 048  - Declara de utilidade Pública Municipal a Associação Retiro dos Produtores Rurais do Assentamento Florestan Fernandes - ARPRAFF.
Leitura- discussão - votação

PROJETO DE LEI 61   - Autoriza o município de Mirandópolis a firmar Contrato de Rateio com o CIENSP ( Consorcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de SP) do qual é consorciado ativo para a finalidade especifica de execução de serviços de iluminação pública - autoria do Prefeito Municipal.
Leitura- Discussão  - Votação.


sábado, 25 de outubro de 2014

Associado Contribuinte APAE




Em meio a tantas promoções e  a tanto pedido de socorro das instituições....

A APAE continua seu trabalho:
Cumprir com eficiencia sua missão de  promover a defesa das pessoas com deficiencia assim como prestar a elas um serviço de qualidade pra possibilitar uma melhor oportunidade de integração verdadeiramente à sociedade.

Mas isso custa dinheiro....e muito....

O que recebemos de verba  é insuficiente. São 35 funcionários pra 108 usuários. Há poucos em cada sala por conta das dificuldades individuais .

Além da escolaridade há atendimento em fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional,psicologia, assistencia social, enfermagem, equoterapia,
Há todo um trabalho de oficina terapêutica de artesanato,culinária, jardinagem, dança, pintura....

São todos muito carentes ???? não,  mas  a  grande  maioria sim. Não há como pagar individualmente esse tipo de atendimento. Ficaria caríssimo.

Então são promoções

E agora estamos aqui te oferecendo uma possibilidade de colaboração...
Seja um associado contribuinte.

Voce pode morar em qualquer lugar.... se voce acredita em nosso trabalho, colabore conosco.

Qualquer quantia.....mensal....bimestral.....semestral....anual.....

preenchemos tua ficha.....enviamos teu boleto e voce paga tranquilamente onde estiver.

Perderemos um pouco porque cada duplicata nos custa R$ 1,60 ...mas assim mesmo receberemos tua ajuda com muita satisfação.

Não se acanhe por pensar que é pouco.... aquele ditado vale : de grão em grão.....

Todo mês sorteamos um brinde ( um mimo) aos nossos associados contribuintes.

Setembro foi  uma churrasqueirinha e a sorteada foi Maria de Angeles Petrarolli.
Outubro. Outro brinde.



                        Marcelo, Cicero, Celi e Renata funcionarios da APAE mostrando o brinde.


                                                   A sorteada com o funcionário Fran.



Entre em contato na APAE ( 3701-6663) / e-mail apaemirandopolis@yahoo.com.br
Pode até falar comigo no face.....entraremos  em contato    ou reginamustafa@hotmail.com

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Professor....Mestre




Nesse dia muitos se diz àquele que te ensinou alguma coisa.

Eu admiro aquele que alfabetiza porque acho um fenômeno entregar uma criança a esse mestre e tê-la de volta fazendo a leitura de qualquer texto.

Admiro os professores das séries seguintes do ensino fundamental porque são eles que vão ajudando o aluno a decodificar o mundo. Ensinar a leitura além das letras.

Admiro o professor do ensino médio porque lida com adolescentes e jovens questionadores e incentiva isso mostrando que duvidar, questionar, se rebelar é próprio da idade e faz bem quando feito com respeito ao próximo.

Admiro o professor da faculdade porque está ensinando  o profissional que vai  lidar com outras pessoas, outros saberes e terá internalizado isso pra repassar pra outra pessoa que está no inicio do circulo das aprendizagens.

Admiro o professor da educação especial porque trabalhar o comum é mais fácil que lidar com uma série de singularidades na mesma sala, com muitas diferenças no mesmo espaço.

Não existe coisa mais gostosa, que, passados os  anos, voce encontrar homens e mulheres feitos, mães e pais responsáveis que se lembram da   professora, pro, teacher, dona, senhora, voce....

Não valorizados pela sociedade ?  desvalorizados pelo governo ???    Pode até ser.

Mas somos valorizados pelas pessoas que nos foram mais especiais , Nossos alunos.

Um abraço a todos os mestres que me ensinaram e mostraram o mundo.

Não vou postar dos muitos mestres que me ensinaram, que foram meus colegas, que trabalharam comigo. Uma imagem de nossas escola. Faltam Marilena S.C. Fernandes ( 1ª) , Tomica Abe ( 2ª), Sara Beatriz ( 3ª ) Itevina Ferreira ( amandaba) e minha querida escola de educação especial (APAE)



Eu os homenageio com um beijo no coração. E me curvo a todos voces.


















quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Os presidenciáveis

Está chegando o dia de eleição.

As pessoas estão, no meu ponto de vista, todas com medo. 

Alguns Dilma não têm coragem de assumir seu voto e dizem pra gente “não decidi ainda” mas se você aprofundar a conversa vai escapar em algum momento que seu apoio é ela. Tem gente que é PT e engole a Dilma porque o Lula quer. Há alguns que agradecem o “bolsa alguma coisa” que o governo federal oferece e se acha meio que na obrigação de agradecer.

Marina, bem Marina conta com os evangélicos, aquele pessoal que não sabe bem porque mas acha que ela é ambientalista é portanto merece o voto. Alguns me alegam que ela é a novidade do grupo e outros gostam de sua fala mansa, cheia de um palavreado bonito, que salpica ideias aqui e ali e assim completa um discurso.

Bom Aécio, é visto segundo o pessoal, não como oposição, mas como a situação que o PT (situação) continua batalhando contra. Tem um passado político que muitas vezes leva a comparações e tem um passado pessoal meio nebuloso. Alguns votam nele apenas porque não querem Dilma, nem Marina.

Aí você me pergunta:   e aí ????

Temos 11 candidatos. ( Você sabia?  )

Eu tenho minhas convicções. Eu li opiniões de jornais e revistas diferentes para não ser influenciada. Eu assisti debates onde percebi os pontos fracos, as incertezas nas colocações, os vazios de proposituras, ideias boas sem possibilidade de realização e outras perfeitamente viáveis.

Ética e política estão seguindo caminhos distintos.

E nós estamos alimentando isso assim do mesmo modo que damos ibope aos programas sensacionalistas, que continuamos a votar nos ficha suja, que continuamos a fingir que está tudo bem, que reclamamos, reclamamos e reclamamos...e só.


Vamos votar melhor ?????

Governador...... Senador..... Deputados....  Pense bem na importância do teu voto. Não o jogue fora. 


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Orkut




Hora marcada para o fim.

30 de setembro de 2014.

Depois que o Orkut fechar em 30 de setembro de 2014:
  • Você não poderá entrar no Orkut
  • Você não poderá exportar seus álbuns de fotos para o Google+
  • Apps, APIs e jogos não estarão mais disponíveis
  • Comunidades públicas serão salvas em um Arquivo de Comunidades visível publicamente.

Fui lá no orkut pra dar uma espiadinha e....

me deu saudade....

vi lá fotos, depoimentos, mensagens, recados,videos ....tudo esquecido lá. Guardado sim mas memórias que ficaram engavetadas aguardando uma abertura que não virá mais...

Essa é a sequencia.....se voce não se renova, se voce não se adequa aos novos tempos, se voce não se
põe em movimento.....fica lá pra trás, até alguém mais esperto te passar.

E aqui está o facebook. Mais dinâmico, sempre propondo alterações e até agora atendendo as exigências. Até quando ???quem sabe ?!?!?!No momento parece infindável, mas.....

Esse recadinho vale pra qualquer um de nós. Fica parado no tempo pra ver o que acontece.






Essa é a imagem que o Fred vem postando pra avisar a todos do fechamento do orkut. A página inicial de sua comunidade.

Não diga depois que não sabia.



Há outras instruções lá pra quem quer exportar suas informações, se você achar que vale a pena, lá se explica tudo direitinho ....www.orkut.com.br



sábado, 6 de setembro de 2014

Bodas de Mármore




                                                                          Noivado







                                                                         Casamento





39 anos...... Bodas de mármore

O que o mármore ???

Mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão.

Altas temperaturas....pressão..... formando uma rocha mais firme , mais bonita e de maior valor.

Assim é o nosso casamento. Ele se consolida com o passar dos anos.

Nesse momento de comemoração é fatal o rememorar dos momentos felizes :

O primeiro beijo, a primeira viagem, os filhos e o acompanhamento de suas vidas,  a casa própria, o sacrifício para o primeiro carro, o deixar pra tras as "baladas", tudo feito em nome do amor.

Momentos tristes???? lógico que existiram....decepções.... incompreensões.... canseiras...desalento...mas tudo isso também superado em nome do amor.

Lembrar só os momentos alegres??? Não. Por que ? lembrar os tristes também é necessário para eu ter certeza de que fui forte e passei por todos eles, saí ilesa e pronta pra mais.

Estamos aí. Eu e meu companheiro. Ele com o joelho estouradinho, meio que doloridinho. Eu  com colesterol,triglicerio, meio gordinha e já arfando pra  subir a ladeira.

Mas aqui firmes..... em nome dos nossos amores : Gustavo ( Lorenzo) , Marcelo ( Renata, José Inacio e Maria Fernanda ), Nivaldo (Suellen e Felipe ) e Eduardo.

Por eles....Por nós... que venham mais alguns anos.
                                                     
                                                                       Gustavo






                                                                         Marcelo






                                                                              Nivaldo






                                                                       Eduardo






                                                                            Todos


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O conflito árabe -israelense e a questão da Palestina





UMA BREVE ANÁLISE DO CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSES E A QUESTÃO DA PALESTINA
Por Gilberto Guedes da Silva Junior

A questão da Palestina vai bem além da compreensão geográfica e política que o assunto envolve. Sua raiz está no próprio berço da humanidade!
                Na Bíblia (Torá – Velho Testamento), o patriarca do povo hebreu, Abraão (Deus fala para Abraão ir para a terra de Canaã – atual Palestina) teve dois filhos, um com a sua serva Agar, chamado Ismael e outro com sua esposa Sara, chamado Isaque (Nesse período da história hebraica admitia-se a poligamia). Segundo os escritos bíblicos presentes no gênesis, Isaque e Ismael foram separados ainda crianças. Após a morte de Abraão, Isaque continuou sua prole para formar a civilização hebraica (Judeus). Ismael foi para o deserto, e lá nos Oásis da Arábia formou a civilização árabe.
                Porém, existem dois momentos históricos em que esses povos passam por reveses que implicam nas questões presentes. O primeiro desses momentos foi quando os Judeus foram expulsos da Palestina pelos romanos por volta de 70 d.C. e 140 d.C., provocando a dispersão dos hebreus pelo mundo (Diáspora Judaica). Outro momento foi quando Maomé comerciante coraixita da região de Meca, influenciado pelo cristianismo e pelo judaísmo promoveu uma reforma religiosa de caráter monoteísta. Além de Meca, centro religioso do mundo islâmico, Jerusalém seria a região onde Maomé teve uma visão do anjo Gabriel para escrever o Alcorão (Livro Sagrado dos muçulmanos), no Monte Moriá, local onde provavelmente Abraão foi impedido de sacrificar seu filho Isaque e que Salomão por volta do ano 900 a.C., construiu um Templo para abrigar a Arca da Aliança, templo este que foi destruído duas vezes, pelos babilônios, no século IV a.C., e pelos romanos no século I d.C.. Portanto, é isso mesmo que você está pensando! A questão é também religiosa antes de ser política e geográfica. Após a diáspora judaica povos provenientes da Arábia (Árabes) foram se fixando na região, tendo Jerusalém como local sagrado também para os seguidores do Islamismo. Sagrado, ao ponto de construírem uma mesquita sobre as antigas ruínas do Templo de Salomão.
                 Os conflitos atuais na região da Palestina tem sua origem a partir do ano de 1948 quando a ONU, determinada em criar um Estado Judeu para judeus que haviam sofrido tantas perseguições, inclusive durante a Segunda Guerra com o holocausto, onde seis milhões de Judeus fora sumariamente exterminados nos Campos de Concentrações, buscaram defender a criação de um Estado Judeu (sionismo) e um estado Palestino na região do Oriente Médio. O presidente da ONU naquele momento era Osvaldo Aranha, que através do voto de minerva, deu o aval para criação de um Estado Judeu na Palestina. Pronto! Esta aí a causa de todo conflito Árabe-Israelense.
                Em menos de 60 anos os Israelenses formaram um grande exército para defender aquilo que eles alegam ser de direito, cujo registro estaria no Torá. Com a oposição dos países Árabes em relação à presença de um Estado Judaico, Israel ampliou seus territórios durante as Guerras contra o Egito em 1956, contra a Liga Árabe em 1967 (Conhecida como Guerra dos Seis Dias) e na a Guerra do Yom Kippur em 1973. Os israelenses não só impediram a formação de um território Palestino, como limitaram sua região a 15% do território que inicialmente era definido pela ONU (Por volta de 43% do território para os palestinos).
                Sendo assim, existem três coisas que devemos saber sobre a questão da Palestina; os israelenses agem de forma desproporcional para defender o seu território; a questão vai além do campo político e permeia o fanatismo religioso (Dos dois lados); e briga de família só se resolve com entendimento entre eles, independente da opinião dos estranhos.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

O desfile - texto de Ademar Bispo

Dia 24 de junho:- Aniversário de Mirandópolis

O Desfile
Seis horas da manhã, a cidade é acordada com explosões parecidas a tiros de morteiro. Em algum lugar alguém executa o toque da Alvorada. O som vem serpenteando pelas ruas, penetrando nas casas, sussurrando em nossos ouvidos que é hora de levantar. O sol, timidamente, surge no horizonte, anunciando um novo dia, o dia do aniversário da cidade Labor, aniversário de Mirandópolis.
Já se vê pelas ruas, estudantes, com seus uniformes passados e engomados, dirigindo-se para seus estabelecimentos de ensino, de onde sairão para o desfile ansiosamente aguardado. No CENE Dª Noêmia Dias Perotti, os inspetores de alunos, seu Jorge Cury e dona Terezinha, auxiliados pelos serventes dona Severina e seu Silvio Marchi, tentam botar ordem e organizar os pelotões de alunos e alunas. As meninas primeiro, depois os meninos, por ordem de altura. Os professores de Educação Física dão sua contribuição, passando as listas de presença. O pessoal da fanfarra, com seu uniforme de gala, afina seus instrumentos: são caixas, tambores zabumbas e cornetas.
Numa destas comemorações o professor Kazuo ficou responsável pela fanfarra. Aos alunos que participassem dela ele prometeu dar nota dez e dispensar da prova bimestral. Eu, surdo-mudo em música, pendurado em matemática, precisando tanto daquele deizinho candidatei-me. Deram-me os pratos e instruíram-me: após o repicar das caixas...tatarata, você bate os pratos...blein, tatarata...blein, tatarata...braunnnn, fui dispensado no segundo ensaio.
Todas as escolas e demais participantes do desfile se reuniam no pátio da igreja. Não havia palanque e as autoridades do município faziam seus discursos da escadaria da igreja e, em seguida, o padre Epifânio rezava a missa. Era demorado, cansativo...nos escorávamos numa perna, depois na outra...agachávamos...éramos repreendidos pelos inspetores de aluno.
Finalmente iniciava-se o desfile. A Escola do Comércio e o Ginásio revezavam-se na abertura do desfile e no encerramento. As vezes o encerramento era feito pelo Tiro de Guerra de alguma cidade vizinha, Andradina ou Valparaiso. As balizas iam á frente das escolas, fazendo seus malabarismos. Os porta-bandeiras levavam as bandeiras do Brasil, de São Paulo e do Municipio. À frente da fanfarra da Escola do Comércio tremulava o estandarte azul e branco com as palavras GLERCA, do Ginásio, vinha o estandarte vermelho e preto escrito Grêmio XV de Novembro e trazendo ainda a figura estilizada de um galo idealizada pelo professor Valter Sperandio.
O Grupo Escolar Professor “Hélio Faria” se fazia presente, tendo como destaque sua pequena fanfarra comandada pelos professores Paulo Turri, Gamaliel e José Caleme. O Grupo Escolar “Dr. Edgar R da Costa” tinha os escoteiros orientados pelo seu Luiz, o Luiz do Grupo, o Luiz Peru, disciplina militar....direiiiiita, voooolver, esqueeeerda, vooooolver....ordináaaario, marche. Foi uma pessoa incompreendida, fez amigos e inimigos devido ao seu gênio belicoso, era prestativo com os amigos e parentes, tendo freqüentado apenas o primeiro ano primário, consertava ferros elétricos, chuveiros, enceradeiras e liquidificadores. Fazia instalações elétricas e hidráulicas. Era apenas Porteiro do Dr. Edgar, mas vestia a “camisa da escola”. Era meu tio e eu o amava como minhas filhas também o amavam.
As escolas apresentavam carros alegóricos homenageando figuras históricas, a seleção brasileira de futebol e o fundador da cidade, senhor Manoel Alves de Athaide. Associações como o Rotary, Lions e outros clubes de serviços e entidades prestavam suas homenagens. A colônia japonesa sempre apresentava algum carro destacando a agricultura da cidade. Um carro muito elogiado era aquele que trazia a rainha da cidade e suas princesas. Todos os anos era eleita a rainha e as princesas e tínhamos o baile de coroação da rainha no CAM. Lembro-me apenas das rainhas Célia Zuin e Sonia Zacarin. A população de Mirandópolis, quase que na sua totalidade, saia à rua para assistir ao desfile.
Quando achávamos que o desfile tinha terminado, com os participantes se dispersando no final da Avenida Rafael Pereira....eis que surge um tumulto, a multidão acompanhando um carro retardatário!!!!!!!É o Fernando Miron, dirigindo uma caminhonete de carroceria de madeira, preta, da funerária, tendo, no alto de uma escada, usada pelos juízes de vôlei,....o Galego, vestido de mulher, com a faixa de Miss Ribeirão Claro.
À tarde haveria show de paraquedistas e futebol.