quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Professor....Mestre




Nesse dia muitos se diz àquele que te ensinou alguma coisa.

Eu admiro aquele que alfabetiza porque acho um fenômeno entregar uma criança a esse mestre e tê-la de volta fazendo a leitura de qualquer texto.

Admiro os professores das séries seguintes do ensino fundamental porque são eles que vão ajudando o aluno a decodificar o mundo. Ensinar a leitura além das letras.

Admiro o professor do ensino médio porque lida com adolescentes e jovens questionadores e incentiva isso mostrando que duvidar, questionar, se rebelar é próprio da idade e faz bem quando feito com respeito ao próximo.

Admiro o professor da faculdade porque está ensinando  o profissional que vai  lidar com outras pessoas, outros saberes e terá internalizado isso pra repassar pra outra pessoa que está no inicio do circulo das aprendizagens.

Admiro o professor da educação especial porque trabalhar o comum é mais fácil que lidar com uma série de singularidades na mesma sala, com muitas diferenças no mesmo espaço.

Não existe coisa mais gostosa, que, passados os  anos, voce encontrar homens e mulheres feitos, mães e pais responsáveis que se lembram da   professora, pro, teacher, dona, senhora, voce....

Não valorizados pela sociedade ?  desvalorizados pelo governo ???    Pode até ser.

Mas somos valorizados pelas pessoas que nos foram mais especiais , Nossos alunos.

Um abraço a todos os mestres que me ensinaram e mostraram o mundo.

Não vou postar dos muitos mestres que me ensinaram, que foram meus colegas, que trabalharam comigo. Uma imagem de nossas escola. Faltam Marilena S.C. Fernandes ( 1ª) , Tomica Abe ( 2ª), Sara Beatriz ( 3ª ) Itevina Ferreira ( amandaba) e minha querida escola de educação especial (APAE)



Eu os homenageio com um beijo no coração. E me curvo a todos voces.


















3 comentários:

afonso messias antunes disse...

Parabéns pelo trabalho Cara Regina. Fui aluno do Ginásio Estadual de Mirandópolis em 1957/58, 3ª e 4ª séries. Doce lembrança dos Mestres e Colegas. afonso-antunes@hotmail.com

Anônimo disse...

Parabéns Profa. Regina Mustafa!!!
Eu quando menino ouvia meu pai dizer: Magistério é sacerdócio! Levei um tempo até entender que é preciso vocação e dedicação exclusiva para exercer o oficio de ensinar e educar.
Lupércio A. N. Palhares

ELISIO FARIA disse...

Como é bom saber ler a linha, a entrelinha, o texto, o contexto e curtir estes escritos e estas imagens. Muitas delas, cravadas no coração das pessoas que moram e das que moraram em Mirandópolis e que, num período feliz da vida, tiveram estes espaços como o início da caminhada à compreensão dos processos de escrita e de leitura, com as professoras e professores de outrora. Meu carinho a Dirce Forte, minha primeira mestra, (lá no grupo velho, onde hoje é um centro fantástico com fotos já divulgadas na Linha do Tempo), e, antes dela, no Jardim da Infância, Cida Coerana. Depois, D. Lúcia, Sr. Francisco de Assis (meu Deus, que medo que tínhamos dele), Sr. Ermelino Gallo e a a D. Iyvone, no primário. Parabéns, Regina.